12 de jul de 2009

Sobre botinhos e botões


erguntei ao meu amigo Hélio Leites, mágico e contador de histórias, sobre o seu conto de fadas favorito. Ele respondeu encucado que quando se metia com contos de fadas, começava logo a entrar em castelo, sair de castelo, entrar em castelo, até se embaralhar todo e não saber mais para onde ir.

Em sua imaginação delirante, transbordante de encantamento, colecionador e mestre dos botões, Hélio faz bailarina de palito de fósforo dançar em uma casca de nós e cria mundos dentro de uma caixa fósforo. Imaginei então em sua homenagem uma colagem de conto de fadas: o pequeno polegar, uma miniatura de gente, tentando calçar um verdadeiro “botão” de sete léguas.

"Assim que vamos sonhar ou pensar no mundo da pequenez tudo se engrandece." Gaston Bachelard

Com vocês Hélio Leites:


"Olhar para o que todo mundo está vendo e pensar uma coisa diferente" Albert Szent-György


livro sobre Hélio Leites

4 de jul de 2009

Menina de Fases


orena é uma menina de fases. Teve a fase Chapeuzinho, a fase gibis, a fase Alice, e por último, a fase Branca de Neve. Adora ouvir estórias. Na hora da comida ela ouve a estória da menina que não comia nada e ficava tão levinha que saia voando. Ela precisava então comer de novo para poder voltar pra terra.

A pouco tempo ela ganhou um livro pop-up da Alice. Ficou “alicinada”. Vaidosa e feminina, estuda numa escola desencanada, onde pisa na terra e se lambuza de tinta. “É pra não ficar perua!” diz o pai, preocupado e orgulhoso. No cabelereiro, vestida cor de rosa e usando a sua tiara de princesa, ela diz assim: “papai, não pode ir na floresta! Tem logo mau!” Ela é apaixonada pelo DVD da Branca de Neve da Disney. Lindo de morrer! Tem bruxa feia, tem princesa, príncipe, anão... Quando a Branca de Neve é colocada no caixão de vidro, os anões começam a chorar. Ela então pergunta: “mamãe, por que os anões estão chorando?” A morte é uma realidade que ela ainda não conhece. E também fica indignada quando Branca de Neve diz que ama o príncipe encantado. “Ela não ama ninguém não! Ela é só minha!”


Lorena, 3 anos.

3 de jul de 2009

Branca de neve viciada


ra uma vez 7 anões que eram escravizados por uma linda princesa, a terrível Branca de Neve. Ela era viciada em pó de ouro e por isso obrigava seus escravos a trabalharem em uma mina de ouro para saciar o seu vício. Está é a história do clipe SONNE da banda Rammstein. Eu conheci esta banda em 2006 quando comecei a estudar alemão. Achei muito interessante ver a imagem da Branca de Neve distorcida e subvertida, ela deixa assim de ser uma princesa boazinha, bobinha e ingênua e passa a ser uma viciada que quase morre de overdose. Espero que vocês gostem do clipe.

Karen Rego, 22 anos, atriz.